Nova Rede Social (Vero – Parte 1)

Print Screen da Página da Rede Social

 

Com o suposto declínio do facebook dei por mim a verificar novas redes sociais que começam a ganhar terreno com todas estas notícias que têm surgido sobre o facebook. O facebook não acabará mas se existe algo positivo em toda esta situação é que abre-se uma brecha no mercado para novos players surgirem.

No seguimento de esta pesquisa registei-me no Vero, uma rede social que segundo eles dizem é para teremos a melhor experiência social ou não fosse o slogan deles “True Social”, deixo aqui a minha experiência (Parte 1).

A Vero atira-se basicamente a tudo o que de mal existe no facebook neste momento para se auto promover. Eles promovem-se basicamente usando todos os pontos que andam a incomodar os utilizadores do Facebook, como o excesso de advertising e apps maliciosas que neste momento existe no seu concorrente.

Para isso acontecer a Vero tem um modelo de negócio um pouco diferente do habitual, irá ser uma rede social que irá ter uma subscrição (ainda não sei o valor nem como irá ser cobrada essa subscrição) as boas noticias é que para o primeiro milhão de utilizadores vai ser grátis “for life”.

Ok, vamos ao que interessa, as minhas primeiras impressões:

 

O Registo e os primeiros Passos

A vero é uma rede social focada nos dispositivos móveis (app para android e iOS), quando nos registamos a nossa conta fica associada ao nosso número de telemóvel e não ao nosso email, mais um ponto que os distingue de outras redes Sociais, a justificação que dão é de que é mais difícil falsificar um número móvel de que um email. Após a aplicação instalada e o registo feito a VERO sugere logo uma série de amigos baseado na tua lista telefónica do teu equipamento.
Sugere-nos também uma série de perfis “populares” para tu seguires, mas podes sempre “Skipar” esse ponto.

 

A Aplicação e as suas funcionalidades

A aplicação a nível de interface é bastante agradável, simples e intuitiva com um design simplista com os acessos a todas as funções bem visíveis.
na página de entrada temos logo acesso a pesquisa, perfil, Colecções, Notificações e Mensagens. 
Mais tarde darei o meu feedback sobre cada uma das funções uma vez que para já ainda não consegui testar metade da APP.

O Perfil e as Conexões 

O Perfil e as Conexões 
As conexões podem ser distinguidas em 4 grupos:
Close Friends: Para os amigos mais chegados
Friends: Para todos os Amigos
Acquaintances: Para “Conhecidos”
Public: Para toda a rede VERO
Quando postas alguma coisa ele pede-te para definir para que grupos queres tornar o post visível de forma muito intuitiva.
No perfil também vi algumas novidades que me agradaram. O VERO permite teres fotos de Perfil diferentes para cada um dos grupos, ou seja, para os teus Amigos mais chegados podes ter aquela foto engraçada da borracheira que apanhaste na despedida de solteiro do Manel mas para os “Conhecidos” podes meter uma foto mais institucional estilo LinkedIn caso pretendas usar esta rede para uma socialização mais profissional…

O Primeiro Post

De nada serve todo o conteúdo bem estruturado e design agradável se depois quando o utilizador tenta usar uma rede social para socializar e a APP começa a não responder… Pois… Foi exactamente o que aconteceu…
A App foca-se na sugestão de fazer o teu primeiro post, e eu segui o que APP me mandou, cliquei no botão para adicionar o 1º Post e fiz um post simples, uma imagem, um titulo, um link e uma série de hashtags. Após fazer o publicar a app responde-me com um “Post Send Fail” sem me dizer o que falhou ou se fiz alguma coisa errada. Nesta fase tenho dois botões, o RETRY e o DELETE, o RETRY  após clicado por diversas vezes nada resolve, continua a dar erro e não me informa porquê, já o DELETE faz bem a sua função, elimina-me o post que todo entusiasmado escrevi sem sequer me questionar se tenho a certeza que o  quero realmente eliminar.
Começaram as primeiras dificuldades e um motivo para chutar logo esta rede social para Canto… Mas, como sou um gajo determinado vou continuar a tentar fazer um Post Simples e darei o feedback assim que o consiga fazer.

O Resumo

Pela pouca experiência de navegação que tive a VERO parece-me uma junção das redes sociais mais populares de momento, junta as funcionalidade de microblog (twitter) com as funcionalidades de um fotoblog (Instagram), e com uma experiência de Rede Social (Facebook) mas sem todo o lixo (ads, jogos, etc) que o o facebook tem.
À primeira vista parece-me uma boa ferramenta para concorrer com as redes sociais mais populares, vamos ver é se conseguem singrar no mercado com este novo plano de negócios e se o mesmo não se altera quando começarem a ter mais utilizadores como aconteceu com os seus concorrentes.
Vou continuar a Explorar e assim que tenha mais conexões e interacções na VERO farei nova análise à mesma.

Link:
www.vero.co

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *